Cardápio da dieta de desintoxicação de três dias

Finalmente publico o cardápio da dieta de desintoxicação de três dias que fiz nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro. Seguindo a sugestão da nutricionista responsável pela dieta, Natália Chede, vou colocar aqui não apenas o cardápio, mas também um texto introdutório falando sobre desintoxicação. Todo o material é de autoria da Natália Chede. Ah! E uma coisa bem importante: essa dieta de três dias funciona mais como um teste para o verdadeiro processo de desintoxicação, que é mais longo e deve ser feito com acompanhamento profissional.

==========================================

A importância de se desintoxicar

Desintoxicar significa deixar sair a toxina, desenvenenar.
A nossa saúde é altamente determinada pela capacidade do organismo de desintoxicar-se.
Cerca de 80% das doenças estão diretamente ligadas à ingestão e produção em excesso de substâncias que nosso corpo só poderia tolerar em pequenas doses, de vez em quando… porque os órgãos excretores necessitam de tempo para eliminá-las.
Até mesmo muitos distúrbios psicológicos podem ser transformados pela limpeza do organismo. A pele, os pulmões, o fígados, os rins e os intestinos são esses órgãos.
E o nosso corpo elimina as toxinas de diversas maneiras: através das fezes, da urina, dos mucos, da transpiração, da tosse, da expiração…
A quantidade de toxinas ingeridas e auto-geradas não deveria ultrapassar a nossa capacidade de se desintoxicar, e é muito importante, para isso, minimizar essa intoxicação e ao mesmo tempo favorecer o pleno funcionamento dos órgãos de eliminação.

Alimentos e hábitos que intoxicam o organismo

Mas, afinal, o que intoxica?
Nos intoxicamos diariamente através dos alimentos que ingerimos, da água que bebemos, do ar que respiramos, dos produtos que usamos na pele… e também através dos pensamentos que geramos, das emoções que vivemos, do estresse…
Agentes físicos que nos intoxicam: álcool, café, excitantes, açúcar branco, alimentos refinados, sal em excesso (principalmente o refinado), alimentos industrializados e acrescidos de aditivos químicos, grande quantidade de gordura e proteína animal (carnes e laticínios), alimentos produzidos com agrotóxicos, poluição atmosférica, cigarro…
Além disso, um baixo teor de consumo de fibras e líquidos (principalmente água) acaba por prejudicar o funcionamento do intestino e de outros órgãos excretores, dificultando a eliminação dessas toxinas.

Como se desintoxicar?

A alimentação correta tem como consequência saúde e bem estar.
E devemos lembrar que nos “alimentamos” também de pensamentos e emoções.
Por isso, devemos nos preocupar com o que ingerimos, como estamos digerindo e se estamos eliminando satisfatoriamente.
Consciência é um conceito normalmente relacionado à evolução espiritual, mas também pode e deve ser aplicado à alimentação.
Uma alimentação consciente, saudável e desintoxicante resulta em saúde do corpo e da mente, vitalidade, alegria de viver…
Não é a toa que quando uma pessoa está mal humorada, irritada, dizemos que está enfezada…
Os alimentos desintoxicantes favorecem a eliminação dos dejetos, mas também nutrem, vitalizam e rejuvenescem.
Então, quais são esses alimentos?
As sementes e grãos germinados, os brotos, as frutas e hortaliças (de preferência orgânicas), os cereais integrais, as leguminosas e as oleaginosas (castanhas, nozes etc – desde que novas ou hidratadas).
Além disso, é importante ingerir cerca de dois litros de água diariamente, evitando água de torneira, pois está cheia de produtos químicos utilizados no tratamento.

Outros hábitos importantes:

  • mastigar bem os alimentos, fazer as refeições com calma
  • evitar alimentar-se em excesso: a quantidade altera a qualidade
  • dar preferência aos alimentos orgânicos
  • após as 20h, fazer somente refeições leves
  • meditar
  • praticar atividade física, como yoga e caminhada
  • usar bucha vegetal durante o banho uma vez na semana
  • sempre que possível, banho de cachoeira ou de mar

O suco verde e suas propriedades terapêuticas

Alguns dos benefícios do suco são:

  • estimula a síntese de hemoglobina (tratamento da anemia)
  • purifica o sangue de impurezas, carregando os produtos tóxicos para fora da circulação e ativa os glóbulos brancos (defesa contra infecção)
  • na dieta da mulher grávida e no aleitamento, o suco fornece vitaminas e muitos minerais importantes
  • também é indicado no combate ao envelhecimento precoce

Outras receitas de sucos desintoxicantes

- Suco de abacaxi, broto e hortelã
Bata no liquidificador: 1 copo de água de coco natural (ou água mineral), 2 fatias grossas de abacaxi, 1 xícara de broto de alfafa e 1 punhado de folhas de hortelã fresca. Se necessário, pode coar, de preferência num coador de pano. Se quiser deixar o suco ainda mais benéfico, adicione 1 colher de chá de spirulina em pó e bata novamente no liquidificador, sem coar desta vez.

- Suco de frutas vermelhas e água de coco
Bata no liquidificador: 1 copo de água de coco fresca, meia xícara de morangos orgânicos e meia xícara de framboesa fresca ou congelada. Não precisa coar.

Cardápio para três dias de desintoxicação leve

- Primeiro e terceiro dias

1 copo de água (temperatura ambiente) com suco de meio limão (em jejum)

Desjejum
1 copo de suco desintoxicante

Lanche da manhã
2 bananas amassadas (ou 1 xícara de mamão picadinho) com 1 colher de sopa de farelo de aveia e 1 colher de sopa de farinha de linhaça

Almoço
Salada crua à vontade (mínimo 1 prato de sobremesa), temperada com limão e 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem
Legumes cozidos, de preferência no vapor (com exceção de batata inglesa)
Arroz integral
Feijão / lentilha / grão de bico

Lanche
1 copo de suco desintoxicante

Jantar
Salada crua (alface, rúcula, cenoura, repolho roxo, broto de alfafa, uva passa – opcional, tomate, salsinha, grão de bico cozido ou tofu picado)
*Se houver necessidade, incluir 1 fatia de pão 100% integral com azeite de oliva

ou

Creme de inhame com salsinha (cozinhar os inhames, bater no liquidificador com água, salsinha e sal marinho)

- Segundo dia: líquidos

Neste dia, ingerir apenas sucos desintoxicantes, 4 a 6 copos (desjejum, lanche – opcional, almoço, lanche, jantar e ceia – opcional)

Obs: se sentir fome ao longo do dia, comer frutas frescas.

Realizar caminhadas de no mínimo 30 minutos durante esses três dias, de preferência pela manhã após o suco desintoxicante. Se possível, praticar yoga ou alongamento.

O que evitar durante esses três dias:

  • farinhas refinadas
  • açúcar e doces
  • carnes
  • laticínios
  • frituras
  • alimentos prontos, congelados e enlatados
  • refrigerantes
  • café, chocolate e outros alimentos com cafeína
About these ads

31 Respostas para “Cardápio da dieta de desintoxicação de três dias

  1. qual e o saite

  2. muito obg essa reportagem foi muito util foi a melhor que eu achei mas infelizmente faltou as informações do terceiro dia ams tirando isso esta ótimo.

  3. Ola… nao consigo passar sem o cafe… sera que o descafeinado pode? Abs

    • tassia arouche

      Oi, Sheila. O ideal é não tomar café. Mas se substituir pelo descafeinado acredito que já ajuda.
      Abraço!

  4. AJUDA A ELIMINAR CELULITE

  5. quem esta amamentando pode fazer esta dieta

    • tassia arouche

      Oi, Liliam. Não sei te responder. Melhor perguntar para seu médico ou nutricionista.
      beijos!

  6. Gostei de suas dicas para desintoxicar. não posso comer linhaça, qual a dica para substituir?
    O suco tem que ser consumido em até 40 minutos, pois a receita dá muito, ache que pode ser feito 1/2 receita e quando for tomar novamente, bater de novo.

    • tassia arouche

      Oi, Marta. Pesquei de um site de uma nutricionista: podem substituir a linhaça outros alimentos ricos em fibras, como a banana verde, a farinha da casca do maracujá, as diversas frutas com casca, a aveia etc.
      Quanto ao consumo do suco, o ideal é fazer e já tomar.
      Beijos!

      • Não acabam as dúvidas. Tassia, por não ter no cardápio a conjunção (ou) fiquei sem saber se o feijão, lentilha e grão de bico é para come-los todos juntos ou escolher apenas um para comer com o arroz integral.
        Obrigado

  7. porque não pode o café?

    • tassia arouche

      Alimentos com cafeína, estimulantes, estão fora da dieta. O problema são os efeitos que esse tipo de alimento pode causar, especialmente se consumido excessivamente. Mas dá pra ficar três dias sem café, não dá? Se não der, cuidado com o vício!

  8. Olá Tassia! Eu tenho uma estatura de 1m78, mais ou menos, e estava com 91kg devido ao rompimento de ligamento da perna, mas agora estou melhor. Estou no final da dieta de 30 dias que me determinei, onde cortei a carne vermelha, frituras, massa, embutidos e açucares. Também realizei dois treinos por dia, e um de descanso, bike, corrida, ginastica, nado e musculação branda. Outra coisa é que passei a beber água, o que só fazia após os treinos no passado. Agora quero começar os 3 dias de desintoxicação. Tenho duvidas quanto a duração, os 3 dias são suficientes? Quanto ao peso queria saber se necessariamente o peso aponta fora de forma, pois tenho bastante massa magra e ela também pesa, certo? Com relação as receitas, vc não teria outras utilizando folha de couve ou beterraba? Outra coisa, ao terminar os dias de desintoxicação, qual o procedimento? Tenho que agir ou me alimentar de algo específico?
    Se vc qz pode se comunicar comigo diretamente no meu email ok
    Obrigado
    Douglas

    • tassia arouche

      Oi, Douglas.
      Em primeiro lugar, desculpa pela demora em te responder.
      Vamos por partes:

      1) “Tenho duvidas quanto a duração, os 3 dias são suficientes?”
      A dieta de três dias é uma espécie de “treino” para um período maior de desintoxicação. Algumas pessoas têm reações não muito agradáveis ao fazerem esta dieta, então esse período serve para sentir como o corpo reage. Além disso, serve também para a pessoa se acostumar com os cortes na alimentação (não é fácil ficar sem uma pizza, né? haha).
      No ano passado (janeiro/fevereiro 2012) eu fiz uma consulta com a minha nutricionista e acabei fazendo os 30 dias de desintoxicação. Foi um cardápio diferente desse que postei no blog (o cardápio é personalizado e depende da época em que você faz também, se é no inverno ou no verão…). A dieta durante um período maior que três dias deve receber acompanhamento de um profissional!!

      2) “Quanto ao peso queria saber se necessariamente o peso aponta fora de forma, pois tenho bastante massa magra e ela também pesa, certo?”
      Não necessariamente. É preciso calcular a porcentagem de massa gorda e massa magra (mais uma vez, procure um nutricionista para verificar isso).

      3) “Com relação as receitas, vc não teria outras utilizando folha de couve ou beterraba?”
      A receita de suco verde leva folha de couve, que pode ser substituída por folha de beterraba (o negócio é usar alguma folha verde-escura).

      4) “Outra coisa, ao terminar os dias de desintoxicação, qual o procedimento? Tenho que agir ou me alimentar de algo específico?”
      Depois de três dias de desintoxicação, acho que não precisa de um cuidado específico. Depois de um período maior, recomendo ir acrescentando os alimentos cortados aos poucos, pois seu organismo pode reagir bem mal a alimentos gordurosos, por exemplo.

      Espero ter respondido tudo a contento! Procure um nutricionista para melhor eficiência e resultado (e também porque a ideia não é sofrer nenhum dano se desintoxicando, né?).

      Abraço!

  9. Putz, Tassia ja ia me esquecendo, nesses dias eu só posso caminhar ou me alongar, não posso treinar?!
    Valeu
    Douglas

    • tassia arouche

      Oi, Douglas. A recomendação, quanto aos exercícios, é fazer pelo menos caminhada ou alongamento. Ou seja, durante os três dias, é preciso se exercitar. Não sei qual a intensidade do seu treino, no entanto. Além disso, cada pessoa é um caso específico. Recomendo a você procurar um nutricionista para tirar a dúvida definitivamente :)

      • Oi Tassia!
        Quando me referi aos treinos é pq eu faço nado, bike, aerobica e futebol, mas como esses 3 dias será só suco verde, acredito que não seja recomendado essa carga, não?!
        Douglas

      • tassia arouche

        Oi, Douglas. Não é para tomar só suco verde durante os três dias. O cardápio se resume a sucos apenas no segundo dia da dieta.
        Repito o que disse antes: para responder a sua pergunta, só mesmo consultando um nutricionista. Mas, na dúvida, diminua a carga e/ou intensidade dos exercícios.
        Obrigada pela visita :)

      • OK. Obrigado Tassia, gostei muito desses bate-papos! Vou retornar ao consultório do meu nutrólogo e dar início ao processo, não vejo a hora, pq já cumpri os dois meses que me determinei para fz a reeducação alimentar. Como já to perdendo os kg que eu queria, e como vc bem disse, a massa magra ta mais aparente vou finalizar com a desintoxicação.
        Como eu também pedalo quem sabe a gente não marca um dia pra fz uma trilha legal?! Conheço diversos caminhos belíssimos!
        Bj
        Douglas

      • tassia arouche

        Valeu, Douglas. Volte sempre :)

  10. Meu outra coisa, água a vontade?!

  11. MEU TASSIA, EU TO ESPERANDO HA DIAS PELA SUA RESPOSTA!!!

  12. oi meu nome é taina eu acabei de fazer uma cesária vai fazer um mês e eu bestou amamentando sera q eu posso fazer essa dieta

    • tassia arouche

      Oi, Tainá. Recomendo a todos que, antes de fazerem a dieta, consultem um nutricionista. No seu caso então… :)

  13. Ah Tassia, nós somos colegas de trabalho, como você eu também sou jornalista!
    Valeu!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s