Germinando grãos de trigo

Essa semana resolvi germinar aqui em casa grãos de trigo. Nunca tinha tentado fazer isso antes e achei muito fácil e simples todo o processo. Eu utilizei as informações de um texto publicado em 2009 na coluna Gourmet Natural, do Paraná-Online.

O processo básico é deixar as sementes de molho na água pelo tempo indicado abaixo e depois colocá-las em um pote coberto com algum tecido como tule ou filó, deixando-as germinar “no ar”.

A maioria das sementes leva um tempo aproximado entre 8 e 12 horas na água e entre 8 e 12 horas no ar, mas tem exceções. Por exemplo, a quinoa, pode ser deixada 3 horas na água e 3 horas no ar. A linhaça pode ficar por 4 horas na água e quatro no ar, mas já as amêndoas que germinam sem casca mas com a pele levam cerca de 48h e devem ficar somente de molho na água, sendo que a água deve ser trocada pelo menos duas vezes ao dia. Isso é uma boa oportunidade para regar suas plantinhas e não desperdiçar água.

O amendoim, girassol, feijão azuki, gergelim, grão de bico, lentilha, trigo, entre muitos outros vão germinar após serem colocados na água entre 8 e 12 horas e no ar entre 8 e 12 horas, mas isso pode variar de acordo com o clima. Se está calor germina mais rápido, se está frio, mais devagar.

Eu já tinha um potinho de vidro (de palmito que a gente tinha comprado e que já havia acabado). Então fui comprar um pedaço de tule ou filó em um armarinho. Além de fáceis de se encontrar, esses tecidos são bem baratos. Comprei um metro de tule e custou só R$ 1,70. Agora tenho bastante tule (e é cor-de-rosa) sobrando e estou pensando em dar para outras pessoas que tenham interesse em germinar grãos em casa.

Na quarta a noite, antes de dormir, coloquei os grãos de molho, e, depois de um pouco mais de oito horas, na quinta de manhã bem cedo, escorri a água. O vidro ficou inclinado por mais de 12 horas, até quinta-feira a noite, quando já se podiam ver brotos de muitos grãos começando a sair.

Para guardar, coloquei os grãos germinados em um pote de plástico, que deixei na geladeira. Não sei ao certo por quanto tempo ainda é bom deixar os grãos armazenados dessa forma.

Três etapas do processo:


Na foto do meio, dá pra ver que eu deixei o pote de vidro inclinado improvisando com um escorredor de arroz.

Hoje na hora do almoço já usamos uma parte dos grãos germinados na salada. Foi um cardápio vegano, com arroz de cenoura, suflê de legumes e salada, que, além de grãos germinados, tinha alface, tomate, cebola, pepino e castanha de caju. Tudo orgânico, com exceção da castanha. Ficou uma delícia!

almoço saudável e delicioso feito por Eduardo

Quer saber porque é bom comer grãos germinados e outros alimentos vivos?
O Globo Repórter fala aqui um pouco sobre os benefícios para a saúde. E o meio ambiente também se beneficia com a alimentação viva. Tem uma matéria muito boa que cita esses dois aspectos no site Bolsa de Mulher. E, para saber mais, dá para acessar o site da Associação Terrapia, ligada à Fiocruz, no Rio de Janeiro.

About these ads

3 Respostas para “Germinando grãos de trigo

  1. Pelo que li e vi nas fotos, parece fácil fazer isso! Vou tentar um dia (a partir de março, que minha vida volta ao normal) e falo como ficou! Eu sou um desastre na cozinha, mas ando me esforçando pra mudar isso!
    Ah, e queria depois a receita desse suflê de legumes! A cara dele tá boazona! ;)
    beijos

  2. Ok. Prometo que da próxima vez eu anoto os ingredientes. Porque esse almoço foi todo no improviso. : )

    • tassia arouche

      é… Eduardo, tu me prometeste que ia colaborar com o blog e colocar umas receitas vegetarianas por aqui. Tô aguardando :)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s